Pular para o conteúdo principal

Dia 3 - Zubiri - Pamplona (22km)

Terceira Etapa (22km) - Zubiri - Pamplona - 27/10/2017

Saímos de Zubiri com temperaturas mais baixas do que nos dias anteriores. O céu estava um pouco nublado. Mais uma etapa de paisagens lindas de trilhas forradas de folhas amarelas. Uma pintura! As cidadezinhas medievais do caminho são um charme, mas o ponto alto do dia foi a visita à Igreja de San Esteban em Zabaldika.

Tocamos a campainha da comunidade para que a freira abrisse a igreja e pudéssemos visitá-la. Muito simpática, ela preparou todo o cenário: entregou-nos a Oração dos Peregrinos, colocou cantos gregorianos ao fundo e deu-nos o tempo que quiséssemos para contemplar a igreja do início do século XIII. Depois, nos convidou a subir à torre e tocar o sino, um dos mais antigos da Espanha.

Já conhecemos Pamplona (https://nocaminhodasestrelas.blogspot.com.br/search?q=pamplona), mas a chegada à cidade é especial, destaque para a Ponte Madalena, construída no século XV e as Muralhas da Cidade, erguidas em 1533 para a proteção da cidade.

As Bem Aventuranças do Peregrino

Bem aventurado és, peregrinho, se descobres que o caminho te abre os olhos ao que não vês.
Bem aventurado és peregrino, se o que mais te preocupas não é chegar, e sim chegar com os outros.
Bem aventurado és, peregrino, quando contemplas o caminho e o descobres cheio de nomes e amanheceres.
Bem aventurado és, peregrino, porque descobriu que o autentico caminho começa quando se acaba.
Bem aventurado és, peregrino, se tua mochila vai esvaziando de coisas e teu coração não sabe onde colocar tanta emoção.
Bem aventurado és, peregrino, se descobres que um passo atrás para ajudar o outro vale mais que cem passos à frente sem olhar ao seu redor.
Bem aventurado és, peregrino, quando te faltam palavras para agradecer tudo o que te surpreende em cada lugar do caminho.
Bem aventurado és, peregrino, se buscas a verdade e fazes do caminho uma vida e de sua vida um caminho em busca de quem é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Bem aventurados és, peregrino, se no caminho encontras consigo mesmo e te presenteias com um tempo, sem pressa, para não descuidar da imagem de teu coração.

Bem aventurados és, peregrino, se descobres que o caminho tem muito silêncio; o silêncio da oração; e a oração de encontro com o Pai que te espera.










Zabaldika - Igreja de San Esteban (séc XIII)


Igreja de San Esteban - Zabaldika


Campana Igreja de San Esteban - Zabaldika




Ponte Madalena (séc XV) - Pamplona

Ponte Madalena (séc XV) - Pamplona


Chegada à Pamplona - Muralhas da Cidade (construídas em 1533)

Pamplona




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou ...

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Le...

Dia 22- Lavacolla - Santiago de Compostela (13 km)

Última Etapa- Lavacolla - Santiago de Compostela (13km) - 15/novembro/2017 Saída: 9h10 Chegada à Catedral de Santiago: 12h45 Chegou o grande dia: A tão esperada chegada à Catedral de Santiago de Compostela. Com o guia nas mãos informando 10 km a distância à Santiago de Compostela, fiz as contas e decidi que daria tempo de chegarmos para a Missa dos Peregrinos das 12h. Porém, nesta etapa, também foram introduzidos trechos novos e alguns desvios que deixaram o caminho um pouco mais longo. Na verdade, foram 13 km até a Catedral. Como nas outras etapas, o caminho segue por estradinhas em meio a árvores, um refúgio da fauna e propriedades rurais seguido por estradas secundárias.. Começa com uma grande subida após Lavacolla até o Monte do Gozo, parada obrigatória e primeiro lugar onde a cidade Santiago de Compostela pode ser vista. Há um parque e, no monumento, uma homenagem ao Papa João Paulo II, que fez a peregrinação à Santiago de Compostela em 1982 e retornou em 1989 ao Monte do ...