Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA - SÉCULOS XIII E XIV

SÉCULO XIII - São Francisco de Assis


Em 21 de abril de 1211, Alfonso IX (1188-1230), Rei de Leão e Galicia e avô do Rei Alfonso X, presidiram a consagração da Catedral de Santiago. Em 1217, o túmulo do apóstolo foi visitado pelos cruzados que partiram para Jerusalém.

Supõe-se que São Francisco de Assis fez sua peregrinação a Compostela entre os anos 1213 e 1215, cidade em que fundou seu primeiro convento. Alguns anos mais tarde, após o reinado de Fernando III (1230-1252), durante o qual unificou definitivamente as coroas de Castela e Leão, subiu ao trono Alfonso X, o Sábio, que foi assim chamado por sua erudição e por seu trabalho em filosofia, astronomia, legislação, matemática, etc., etc. Alfonso X reinou de 1252 até o ano 1284 e foi o autor das Cántigas, que ainda hoje cantam alguns peregrinos.

Mais tarde, em 1270, a princesa Ingrid da Suécia, fez uma peregrinação a pé do seu país para Santiago, Roma e Jerusalém, retornando da mesma maneira e depois fundando um convento de dominicanos. No final do século, em 1297, os batcers de Loucslu (Inglaterra) fundaram uma sociedade para ajudar os peregrinos.

Outros desenvolvimentos relevantes neste século

Foram ilustres peregrinos neste século, Jaime I, o conquistador, que peregrinou depois de tomar as ilhas de Baleares; o arcebispo de Nínive; Edward I da Inglaterra; e João de Brienne, rei de Jerusalém, que se casaria com Berenguela, filha de Alfonso X.

Ano 1203. Peregrinação de Wolfgang, Earl of the Rhine.

Ano 1212. Alfonso (El Batallador) e seus aliados derrotam os Almohades na batalha das Navas de Tolosa.


Ano 1212. Começam as obras da igreja gótica de Roncesvalles.


SÉCULO XIV - Santa Isabel de Portugal

Em 25 de julho de 1325, Santa Isabel de Portugal se ajoelhou diante do túmulo do Apóstolo e ofereceu-lhe suas galas de rainha. Reinava naquela época, em Castela e Leão, Alfonso XI chamado Noble (1312-1350), que tinha sido coroado aos 13 meses de idade. Foi precisamente no ano 1325 que Alfonso XI começou a reinar sozinho aos 14 anos de idade, já livre da guarda dos infantes Don Pedro e Don Juan. Em 30 de outubro de 1340, ele ganhou a famosa batalha do Salado, depois de invocar o apóstolo Tiago.

No ano 1386, o Duque de Lancaster, chegou a Compostela em atitude de conquista acompanhado de "peregrinos peculiares": seus soldados. Quando as chaves da cidade foram entregues a ele, curiosamente mudou de atitude e acompanhado de sua família, orou diante do Apóstolo e depois retornou a Lancaster.

Em 1394, foi concedida pela primeira vez na Inglaterra uma permissão para fretar um navio para levar os peregrinos a Santiago. (o modo inglês é nascido). Essas permissões foram habituais até 1456.

Outros desenvolvimentos relevantes neste século

Ano 1312. O francês Yves Lebreton fez a peregrinação a Santiago em nome da Condessa de Artois.

Ano 1320. Neste momento, um grande impulso é impresso para as obras da Catedral de Pamplona.

Ano 1340. Peregrinação de St. Bridget da Suécia.


Ano 1386. Geoffrey Chaucer começa a história de "The Tales of Canterbury" ou "Histórias de peregrinação" que terminaria 15 anos depois.

Fonte: Mundicamino.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou ...

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Le...

CREDENCIAL DO PEREGRINO - CAMINHO: PARÁBOLA OU REALIDADE

Credencial do Peregrino A CREDENCIAL E m 3 de outubro de 2017, fomos à ACACSC/SP - Associação Confrades Amigos Caminho Santiago Compostela de São Paulo para buscar as nossas credenciais de peregrino.  O CAMINHO: PARÁBOLA OU REALIDADE "O caminho te faz peregrino. Porque o caminho de Santiago não é somente um trecho que se percorre para chegar a alguma parte, não é uma prova para alcançar uma recompensa. O caminho de Santiago é parábola e realidade ao mesmo tempo, porque se faz por dentro e por fora no tempo real que duram as jornadas e ao longo de toda a vida quando você deixa que o caminho te penetre, te transforme, te converta em peregrino. O caminho te simplifica, porque quanto mais leve seja o equipamento, menos te prejudicará as costas e melhor experimentarás o pouquíssimo que é necessário para viver. O caminho te irmana. O pouco que carregas deverás estar disposto a compartilhar porque ainda que comeces o caminho sozinho, o farás com companhia. O caminho en...