Pular para o conteúdo principal

A PREPARAÇÃO - CAMINHO DE SANTIAGO

Este blog pretende ser um diário de viagem. Informativo mas, principalmente, o registro do meu Caminho de Santiago. Assim, a partir de hoje, contarei a minha experiência e preparação para a peregrinação.

Piraju/SP - Julho de 2017








Piraju/SP - Setembro de 2017
A menos de duas semanas para iniciarmos o Caminho Francês para Santiago de Compostela, alegria e ansiedade são os sentimentos que prevalecem. Foram mais de 5 meses de preparação, com treinamento muscular intenso e algumas caminhadas longas, para testar o equipamento, por estradas de Piedade/SP e de Piraju/SP.
Os vídeos dos canais de YouTube “Meu Caminho de Santiago” e “Diários de Compostela” e os consultores das lojas Mundo Terra, Arco e Flecha e Pé-na-Trilha nos ajudaram na escolha dos equipamentos (botas, mochilas, sacos de dormir, roupas, meias e acessórios), na preparação da mochila (peso, organização e conteúdo) e no planejamento do trajeto.
Para entrar no clima do caminho, foi importante assistir os filmes: The Way(2010), Paulo Coelho on the road to Santiago de Compostela (2010), Footprints – El camino de tu vida (2016) e a excelente série !Buen Camino! de 2017 da RTVE da Espanha.

Mas as conversas com os peregrinos Raphael Silva, Maria Teresa, Marcio, Fernando, Cecília, Maristela e Lilian tangibilizaram o que será essa aventura. Cada um com a sua vivência, nos alertou para os pontos de interesse no caminho, os cuidados com o corpo e com os pés (super importante), as acomodações, a comida e suas experiências. Quantas histórias interessantes!

O Luizito busca o desafio pessoal, mesma motivação que o levou a fazer as duas viagens solitárias de bicicleta pelo Reino Unido e França (2001) e pelos Apalaches, nos EUA(2002). Para mim, será um desafio pessoal, mas também um caminho de fé para conhecer a história, as igrejas e monumentos das cidadezinhas do roteiro, para participar das missas dos peregrinos e para autoconhecimento.

Falando em história, de hoje até o dia do embarque, transcreverei a história do Caminho de Santiago desde o século IX. O texto original em espanhol é do site Mundicamino. http://www.mundicamino.com/historia.cfm



Piedade/SP - Julho de 2017
Piraju/SP - Julho de 2017

O começo - Século IX

Em 44 dC, Tiago o Grande, filho de Zebedeu da Galiléia, foi decapitado por Herodes Agripa, sendo o primeiro apóstolo a ser martizado pela fé. De acordo com um documento conhecido como Epístola do Papa Leão, os sete discípulos do Apóstolo levaram o cadáver ao porto de Joppa, onde milagrosamente um barco apareceu, navegou durante sete dias e, sob orientação divina, chegou a um lugar chamado Iría Flavia em costa galega. Quando desembarcou, o corpo de Santiago subiu pelo ar desaparecendo em direção ao sol. Os discípulos, em grande miséria, peregrinaram por doze milhas em sua busca, até que finalmente encontraram o túmulo do Mestre sob um monumento de mármore. Naquele tempo, três dos discípulos tiveram que exterminar, com a ajuda de Santiago, um grande Dragão no lugar, que hoje é conhecido como Monte Sacro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou ...

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Le...

CREDENCIAL DO PEREGRINO - CAMINHO: PARÁBOLA OU REALIDADE

Credencial do Peregrino A CREDENCIAL E m 3 de outubro de 2017, fomos à ACACSC/SP - Associação Confrades Amigos Caminho Santiago Compostela de São Paulo para buscar as nossas credenciais de peregrino.  O CAMINHO: PARÁBOLA OU REALIDADE "O caminho te faz peregrino. Porque o caminho de Santiago não é somente um trecho que se percorre para chegar a alguma parte, não é uma prova para alcançar uma recompensa. O caminho de Santiago é parábola e realidade ao mesmo tempo, porque se faz por dentro e por fora no tempo real que duram as jornadas e ao longo de toda a vida quando você deixa que o caminho te penetre, te transforme, te converta em peregrino. O caminho te simplifica, porque quanto mais leve seja o equipamento, menos te prejudicará as costas e melhor experimentarás o pouquíssimo que é necessário para viver. O caminho te irmana. O pouco que carregas deverás estar disposto a compartilhar porque ainda que comeces o caminho sozinho, o farás com companhia. O caminho en...