SÉCULO XV - O Século dos Reis Católicos
O século XV foi tão decisivo para a história da Espanha como para a história das peregrinações a Compostela. Pode-se dizer que estas começaram a se "internacionalizar" e "massificar" a partir do chamado que João II fez, em 1436, para que os habitantes de todos os seus reinos visitassem Santiago sob sua segurança, guarda e abrigo. Seu sucesso foi tal que, no Ano Santo de 1445, a cidade ficou sobrecarregada com o grande número de peregrinos que vieram ao Sepulcro.
Em 1456 (também Ano Santo), Henrique IV de Castela, foi coroado, como oferta, pessoalmente, ao Apóstolo Tiago. Na época dos Reis Católicos (1469-1504), estes fizeram de Guadalupe e durante o Ano Santo de 1479, um apelo semelhante ao de João II e, em 1882, a rainha Isabel doou 35 mil maravedis à catedral para queimarem 6 velas permanentemente no altar, a fim de que os peregrinos também pudessem orar à noite.
Isabel e Fernando, primeiros peregrinos a Santiago em 1848 e anos depois, em 1496, repetiram o caminho para dar graças ao apóstolo pela conquista de Granada e pela descoberta da América. Durante esta segunda peregrinação ordenaram a construção do Grande Hospital dos Peregrinos em Santiago. Foi realizada em 1501 por Enrique de Egas e o hospital funcionou como tal até 1954, ano em que se tornou o atual Hostal de Los Reyes Católicos.
Outros desenvolvimentos relevantes neste século
Ano 1430. Peregrinação do pintor flamengo Juan Van Eyck.
Ano 1434. 64 navios com cerca de 3.000 peregrinos ingleses chegam
em La Coruña.
Ano 1443. A Universidade dos comerciantes é criada na cidade de
Burgos.
Ano 1474. Quatro navios cheios de peregrinos partiram de Hamburgo.
Piedade - Julho de 2017 |
Em 1506, a rainha Juana e Felipe o Belo peregrinaram para Compostela. Em 1510, Don Gonzalo Fernández de Córdoba (o Grande Capitão) chegou diante do Sepulcro do Apóstolo e doou-lhe a lâmpada, que ainda ilumina sua imagem hoje.
Felipe II nasceu em 21 de maio de 1527, três décadas após a descoberta da América. Em 1554, antes de marchar para a Inglaterra para se casar com Maria Tudor, ele peregrinou para Compostela e se prostrou diante do túmulo do Apóstolo. Anos mais tarde, casaria até três vezes mais, engendrando oito filhos de seus quatro casamentos. Em 1561, o Papa o nomeou protetor da Igreja.
Angel Buonarroti, em 1545, declarou sua intenção de viajar a Santiago, mas nunca fez a viagem, embora tenha pintado uma imagem do Apóstolo na Catedral de Siena.
Drake e seus navios chegaram às costas da Corunha em 1589 com a intenção de destruir Santiago, cidade que ele definiu como "um centro de superstições perniciosas". O arcebispo Juan Sanclemente, diante desse perigo, escondeu as relíquias do Apóstolo, que permaneceu escondido até 1878.
Outros desenvolvimentos relevantes neste século
Neste século, ocorreram as peregrinações cavalheirescas. O cavaleiro Hainault de Werchin desafiou cada cavalheiro que não deixaria mais de vinte léguas do seu caminho.
No final deste século, começa a decadência do Caminho.
Piraju - Setembro de 2017 |
fonte: www.mundicamino.com
Comentários
Postar um comentário