Pular para o conteúdo principal

Dia 5 - Puente La Reina/ Estella-Lizarra

Quinta Etapa (24,6km) - Puente La Reina/ Estella

Depois de uma semana “hard core”, um domingo para “special treats”! 
A hospedagem no Hotel Jakue foi revigorante. O jantar, a suite confortável e o buffet de café da manhã valeram cada centavo dos Euros que gastamos. E para completar, ainda despachamos as mochilas até Estella. Saímos sem pressa às 9h para a peregrinação de hoje.

O relevo não foi tão plano, quanto o guia Michelin nos fez acreditar. Porém, só de não ter que carregar nossas mochilas, fez tudo parecer mais fácil. A Ponte Românica de Puente La Reina é belíssima. A cidade e suas igrejas, lindas! A Igreja do Crucifixo foi construída pelos cavaleiros templários no final do século XII. O caminho passa por duas pontes romanas e uma ponte medieval. Além, da Ermita San Miguel do século X ou XI. Passamos pelas cidades de Mañeru, Cirauqui, Lorca e Villatuerta. Entre Mañeru e Cirauqui, pudemos caminhar sobre a estrada romana, vestígios da grande rota do império romano.






Lizarra/Estela tem 14 mil habitantes e é uma cidade bem maior do que Puente La Reina, que tem 2300 habitantes. Mas é também muito bonita com suas pontes e igrejas medievais e parques ao longo do Rio Ega que corta a cidade.

Nossa hospedagem hoje foi no Albergue Capuchinos Rocamadores em quarto duplo super tranquilo e silencioso. Encontrar um restaurante aberto para jantar, após às 20h, num domingo, em Estella, é bem difícil. Os poucos que estavam abertos, é claro, estavam cheios. Tivemos que nos contentar com hambúrgueres do The Dinner.

Fazer o caminho no outono tem muitas vantagens! A temperatura é muito agradável para caminhar, nem muito frio, nem muito quente. Os albergues e hospedarias estão mais tranquilos e o caminho, também! Além disso, a paisagem de outono é deslumbrante.


Igreja do Crucifixo em Puente La Reina

Puente Romanica em Puente La Reina

Puente Romanica em Puente La Reina

Puente Romanica em Puente La Reina

Puente Romanica em Puente La Reina



Torres del Rio


Estrada Romana entre Mañeru e Cirauqui






Templo do Sepulcro Sagrado do séc XII em Estella


Estella-Lizarra



Templo do Sepulcro Sagrado do séc XII em Estella



Ermita de San Miguel

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou ...

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Le...

Dia 22- Lavacolla - Santiago de Compostela (13 km)

Última Etapa- Lavacolla - Santiago de Compostela (13km) - 15/novembro/2017 Saída: 9h10 Chegada à Catedral de Santiago: 12h45 Chegou o grande dia: A tão esperada chegada à Catedral de Santiago de Compostela. Com o guia nas mãos informando 10 km a distância à Santiago de Compostela, fiz as contas e decidi que daria tempo de chegarmos para a Missa dos Peregrinos das 12h. Porém, nesta etapa, também foram introduzidos trechos novos e alguns desvios que deixaram o caminho um pouco mais longo. Na verdade, foram 13 km até a Catedral. Como nas outras etapas, o caminho segue por estradinhas em meio a árvores, um refúgio da fauna e propriedades rurais seguido por estradas secundárias.. Começa com uma grande subida após Lavacolla até o Monte do Gozo, parada obrigatória e primeiro lugar onde a cidade Santiago de Compostela pode ser vista. Há um parque e, no monumento, uma homenagem ao Papa João Paulo II, que fez a peregrinação à Santiago de Compostela em 1982 e retornou em 1989 ao Monte do ...