Pular para o conteúdo principal

Dia 10 - Santo Domingo de La Calzada - Belorado (23,1km)

Décima Etapa - Santo Domingo de La Calzada - Belorado (23,1 km)
Saída: 9h30
Chegada: 16h30

Saímos de Santo Domingo de la Calzada com previsão de chuva para o dia, mas foi só deixar a cidade, que o céu azul apareceu entre nuvens. Logo, precisamos parar novamente para tirar os agasalhos porque o sol e a falta de vento fez com que sentíssemos calor.

Grañon, a pouco mais 6,8 km de Santo Domingo de la Calzada é a primeira província do caminho com 489 habitantes. Lá pudemos visitar a igreja de São João Batista, construída entre os séculos XIV e XVIII. Após Grañon, saímos oficialmente da região do La Rioja para entrar em Castella Y León. No território de Castella y León, a paisagem muda bastante. Não há mais os vinhedos, o caminho acompanha a rodovia e é um pouco mais monótono. É onde começa a meseta do norte da Península Ibérica, região de 600 a 800 metros de altitude, com campos de cereais.

Redecilla del Caminho, de apenas 148 habitantes e a 10,5 Km de Santo Domingo de La Calzada, foi o local que escolhemos para a primeira parada. Tomamos uma cerveja e comemos uma tortilla, em frente à Paróquia de la Virgen de la Calle, que estava fechada.

O próximo vilarejo é Castildelgado, de apenas 83 habitantes, a pouco mais de 10km do nosso destino, Belorado. Não visitamos a Igreja de São Pedro porque também estava fechada.

Viloria de Rioja tem apenas 73 habitantes e estava deserta. É lá, que fica o famoso Refúgio de Peregrinos Acacio y Orietta. O Acacio, brasileiro, e a Orieta, italiana, se conheceram no Caminho e abriram este refúgio com a ajuda do Paulo Coelho, por isso o consideram padrinho do albergue. Tirei fotos da Igreja, da fachada do refúgio, porque também estava fechado, como todo o resto do vilarejo, e da casa onde teria nascido Santo Domingo de la Calzada.

Villamayor del Rio, 3,5km a frente, e de 63 habitantes é o último povoado antes de Belorado. A estradinha que leva a entrada de Belorado não é calçada, a cidade tem 2,1mil habitantes e é uma vila medieval, possui os restos de castelo do século X, a Iglesia de Santa Maria, do século XVI, e a de São Pedro, reformada no século XVII, na Plaza Mayor. É a cidade com mais albergues e restaurantes da região. Escolhemos ficar no acolhedor Albergue Municipal El Corro. O Alberto, o hospitaleiro, é muito simpático e o jantar que prepara para os peregrinos é dos melhores que tivemos no caminho, com certeza o melhor Menú do Peregrino. Belorado é bastante fria no inverno e o Alberto nos disse que nesta época, no ano passado, nevava na cidade! Alguns quilômetros antes da chegada já pegamos vento frio e contra. O albergue tem calefação, o que ajudou a não sentir o frio de 5°C que fazia lá fora.

Estamos cercados de italianos nesta etapa, eram 12, metade dos peregrinos do albergue. A lingua oficial do jantar foi italiano. Então, conhecemos o Herman e a Lina, um casal de alemães de Colonia, ex-executivos da Delloite, que está viajando o mundo há 14 meses e volta para a Alemanha depois do Caminho.



Igreja de San Juan Bautista - Grañon

Igreja de San Juan Bautista - Grañon

Igreja de San Juan Bautista - Grañon





Paróquia de la Virgen de la Calle - Redencilla del Camino

Paróquia de la Virgen de la Calle - Redencilla del Camino

Paróquia de la Virgen de la Calle - Redencilla del Camino

Albergue Acácio & Orieta - Viloria de Rioja

Viloria de Rioja

Viloria de Rioja

Albergue Municipal El Corro - Belorado

Belorado

Igreja de Santa Maria - Belorado

Igreja de San Pedro - Belorado


Belorado


Igreja de San Pedro - Belorado

Igreja de San Pedro - Belorado

Calçada - Belorado





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Lepoeder (1430m) - 21

Sobre as metáforas do caminho

Metáfora de Vida Etapa de 41 km entre O Cebreiro e Sarria  Dia 10 de novembro, o caminho foi uma metáfora de vida. O meu objetivo no Caminho de Santiago era fazer um caminho de fé. Visitar igrejas e museus, participar das missas, receber a benção aos peregrinos e caminhar sem pressa, sem preocupações, desligando-me do mundo e concentrando-me no caminho. Para o Luiz, o Caminho de Santiago era mais um desafio pessoal, desportivo. Como nas viagens de bicicleta anteriores, tinha uma evolução. Próximo ao final, era o “sprint”, o ponto máximo de performance, o tudo ou nada. Assim, tinha sido nos últimos dias, quando fomos batendo um recorde atrás de outro. Os 31km da etapa de Logroño a Nájera foram inspiração para outros desafios, como 32,7 km carregando as mochilas, depois, 30km sem as mochilas e, finalmente, a etapa do Cebreiro à Sarria, de quase 41km, duas etapas em um único dia! A proposta era não pular etapas a partir de Rabanal del Camino, da emblemática Cruz de Ferro. Para isso