Pular para o conteúdo principal

DIa 9 - Nárjera - Santo Domingo de La Calzada (21km)

Nona Etapa - Nárjera-Santo Domingo de la Calzada (21km) - 02/11/2017
Saída: 9h
Chegada: 15h45

O dia de hoje está bastante nublado e a temperatura mais baixa. Nájera cresceu em torno da Igreja de Santa Maria la Real e do monastério, construído em 1052. Foi uma pena não termos conseguido visitá-lo ontem. Hoje, ele só abriria às 10h. Muito tarde para quem ainda teria 21km de caminhada pela frente. Fica para uma próxima.

Azofra foi o primeiro povoado que encontramos a quase 6km de Nájera. Lá, fizemos uma parada para um café com leite e um croissant e alongamentos e seguimos até Cirueña, quase 10 km à frente. Antes de entrar propriamente neste povoado, encontramos um Clube de Golfe de 18 buracos e muitos condomínios de apartamentos com varanda em prédios de três andares. Todos vazios! Parecia uma cidade fantasma. Deve ser agitada na alta temporada, pois, além do clube de golfe, tem um clube com boa infraestrutura, piscinas, etc..Porém, muitos apartamentos estavam à venda.

O caminho mais uma vez foi entre vinhedos. Pudemos apreciar as uvas novamente no nosso “almoço” de castanhas, queijo e uvas! O trecho é menos acidentado ainda que tivesse algumas subidas. Chegamos menos cansados do que nos dias anteriores.

Santo Domingo de la Calzada tem aproximadamente 6,6 mil habitantes e fica a 6 km de Cirueña. Na entrada da cidade, passamos por uma zona de abastecimento e o caminho segue pela rua principal até o centro. Ficaremos no Hostel Rey Pedro I, bem confortável e tranquilo!

Com o sol quase se pondo, saimos a passear pelo centro histórico. Primeiro, visitamos a Ermita de La Virgen de la Plaza de Santo Domingo de la Calzada e depois, a magnífica Catedral El Salvador e o museu de Santo Domingo de La Calzada. Santo Domingo nasceu em Villoria nos arredores de Burgos, por volta de 1040. Nas margens do Rio Oja, poucos anos depois deste território ter sido recuperado pelos cristãos do domínio árabe, Santo Domingo propôs-se a ajudar os peregrinos que iam a Santiago de Compostela construindo uma ponte para facilitar a travessia do rio e um hospital para acolher peregrinos, juntamente com uma confraria para os atender, e a construção de uma igreja em honra de Santa Maria.

Há um milagre atribuído a Santo Domingo que poupou a vida de um jovem peregrino alemão, que, inocente, foi condenado à morte por enforcamento pelo roubo de um cálice de prata. Quando os pais do rapaz comunicaram o juiz da cidade que o jovem ainda estava vivo, ele os zombou dizendo que ele deveria estar tão vivo quanto o galo e a galinha que ele estava prestes a comer. Foi quando o galo e a galinha começaram a cacarejar vivos sobre a mesa. Por este motivo, há na catedral um altar com um galo e uma galinha vivos (o galinheiro). Este milagre também está relacionado à Lenda do Galo de Barcelos de Portugal, aquele mesmo galo que é um souvenir famoso de Portugal. Ver aqui  https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_do_Galo_de_Barcelos

Saindo do museu, visitamos o Parador de Santo Domingo de La Calzada, hotel construído no antigo Hospital de Peregrinos, reza a lenda que São Francisco de Assis ficou hospedado neste hospital quando percorreu o Caminho de Santiago. A torre do sino estava fechada para a visitação.

Albergue Puerta de Nájera

Nájera - Las Cuevas
São cavernas artificiais que começaram a ser construídas a partir das invasões do século III, e seguiram sendo feitas até o século X. Essas cavernas eram moradias, e são formadas por uma série de cômodos com alturas diferentes.

Igreja de Santa Maria la Real e monastério - Nájera

Igreja de Santa Maria la Real e monastério - Nájera



Cirueña - Clube de Golf





Ermita de La Virgen de la Plaza - Santo Domingo de la Calzada

Ermita de La Virgen de la Plaza - Santo Domingo de la Calzada
Ermita de La Virgen de la Plaza - Santo Domingo de la Calzada




Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada
Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada



Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Galinheiro - Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada

Catedral El Salvador - Santo Domingo de la Calzada
Museu de Santo Domingo de la Calzada



Museu de Santo Domingo de la Calzada

Museu de Santo Domingo de la Calzada
Santo Domingo de La Calzada


Parador de Santo Domingo de La Calzada

Parador de Santo Domingo de La Calzada


Santo Domingo de la Calzada



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Lepoeder (1430m) - 21

Sobre as metáforas do caminho

Metáfora de Vida Etapa de 41 km entre O Cebreiro e Sarria  Dia 10 de novembro, o caminho foi uma metáfora de vida. O meu objetivo no Caminho de Santiago era fazer um caminho de fé. Visitar igrejas e museus, participar das missas, receber a benção aos peregrinos e caminhar sem pressa, sem preocupações, desligando-me do mundo e concentrando-me no caminho. Para o Luiz, o Caminho de Santiago era mais um desafio pessoal, desportivo. Como nas viagens de bicicleta anteriores, tinha uma evolução. Próximo ao final, era o “sprint”, o ponto máximo de performance, o tudo ou nada. Assim, tinha sido nos últimos dias, quando fomos batendo um recorde atrás de outro. Os 31km da etapa de Logroño a Nájera foram inspiração para outros desafios, como 32,7 km carregando as mochilas, depois, 30km sem as mochilas e, finalmente, a etapa do Cebreiro à Sarria, de quase 41km, duas etapas em um único dia! A proposta era não pular etapas a partir de Rabanal del Camino, da emblemática Cruz de Ferro. Para isso