Pular para o conteúdo principal

Dia 15 - Molinaseca - Villafranca del Bierzo (32,7 km)

Vigésima Quinta Etapa - Molinaseca - Villafranca del Bierzo (32,7km) - 08/11/2017
Saída: 9h
Chegada: 18h

Decidimos seguir caminhando até Santiago de Compostela, sem atalhos. Precisamos chegar lá impreterivelmente no dia 15/11, então, teremos 8 dias para fazer aproximadamente 220 km. Amanhã, faremos os 18km de Villafranca del Bierzo à Vega de Valcarce e os 12km da subida de Vega de Valcarce a O Cebreiro. Nesse momento, após caminhar mais de 350km, as pernas estão mais fortes e dá para fazer distâncias maiores.

Hoje, batemos o recorde do caminho até aqui com 32,7 km de caminhada carregando as mochilas. Chegamos ao Albergue de la Piedra exaustos. O que consola é que não carregaremos as mochilas amanhã. Contratamos o transporte delas até O Cebreiro.

Da bela Molinaseca, seguimos direto a Ponferrada, cidade média de aproximadamente 63mil habitantes. Lá, visitamos o histórico Castelo dos Templários. Queria que o Matheus estivesse aqui. Havia uma exposição explicando exatamente como a sociedade era organizada antes da idade média. O trabalho dos artesãos, o início do comércio, a estrutura de poder, tudo o que o Matheus está aprendendo na escola. A Basilica La Encina também é muito bonita. Em frente a ela, há o monumento do cavaleiro templário que encontrou a imagem da Virgem La Encina.

Diferente das etapas anteriores, nesta, há longos trechos em que andamos no acostamento de estradas vicinais ou ruas. Ainda que o movimento de carros não seja grande, ficamos o tempo todo atentos e um pouco tensos. Prefiro as trilhas de pedrisco ou estradinhas de terra em meio a florestas ou campos.

Esta região de León y Castella é roteiro enocultural, há a Cooperativa del Bierzo e diversas bodegas nos arredores de Camponaraya e Cacabelos, onde também vemos muitos vinhedos. O vilarejo de Cacabelos é o mais bonito do trecho, com o seu casario antigo e ruas estreitas.

Villafranca del Bierzo é cortada por um rio e fica no fundo de um vale. Há antigas igrejas, um castelo e muitos hotéis e albergues. Jantamos o menú do peregrino na Casa Mendez. Comida caseira e bom vinho, o Bocovi aqui da região de León.




Castelo dos Templários - Ponferrada

Castelo dos Templários - Ponferrada

Castelo dos Templários - Ponferrada

Castelo dos Templários - Ponferrada

Castelo dos Templários - Ponferrada

Ponferrada

Castelo dos Templários - Ponferrada

Castelo dos Templários - Ponferrada

Ponferrada
Basilica La Encina - Ponferrada

Columbrianos

Columbrianos

Capilla San Roque - Cacabelos



Capilla San Roque - Cacabelos





Albergue - Hospital de Cacabelos

Villafranca del Bierzo

Villafranca del Bierzo

Villafranca del Bierzo



Villafranca del Bierzo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Lepoeder (1430m) - 21

Sobre as metáforas do caminho

Metáfora de Vida Etapa de 41 km entre O Cebreiro e Sarria  Dia 10 de novembro, o caminho foi uma metáfora de vida. O meu objetivo no Caminho de Santiago era fazer um caminho de fé. Visitar igrejas e museus, participar das missas, receber a benção aos peregrinos e caminhar sem pressa, sem preocupações, desligando-me do mundo e concentrando-me no caminho. Para o Luiz, o Caminho de Santiago era mais um desafio pessoal, desportivo. Como nas viagens de bicicleta anteriores, tinha uma evolução. Próximo ao final, era o “sprint”, o ponto máximo de performance, o tudo ou nada. Assim, tinha sido nos últimos dias, quando fomos batendo um recorde atrás de outro. Os 31km da etapa de Logroño a Nájera foram inspiração para outros desafios, como 32,7 km carregando as mochilas, depois, 30km sem as mochilas e, finalmente, a etapa do Cebreiro à Sarria, de quase 41km, duas etapas em um único dia! A proposta era não pular etapas a partir de Rabanal del Camino, da emblemática Cruz de Ferro. Para isso