Pular para o conteúdo principal

Dia 16 - Villafranca del Bierzo - O Cebreiro (30,5 km)

Vigésimas sexta e sétima etapas - Villafranca del Bierzo - O Cebreiro (30,5 km)
Saída: 8h15
Chegada: 15h30

Saímos do Albergue la Piedra com 2°C de temperatura. A manhã foi fria, com céu limpo e sem vento.  Diferente dos outros dias, ficamos com todos os agasalhos, inclusive o gorro, o manguito e as luvas, até o horário do almoço.

A primeira metade da etapa, seguimos por um caminho asfaltado ao lado da estrada local, margeando o Rio Valcarce. A estrada é pouco movimentada, então, o barulho que se ouve é dos nossos bastões de caminhada batendo no asfalto e da correnteza do rio. O trecho é razoavelmente plano até Trabadelo, a 9,5 km, nossa primeira parada.

Nossa próxima parada foi em Vega de Valcarce, a 16,5km. Depois de Las Herrerias, a 22 km, é que começa, de fato, a subida ao O Cebreiro. Pegamos uma estrada de terra e pedras bastante íngrime. Agradecemos por não estarmos carregando nossas mochilas. Em La Faba, a 23,5km, paramos no agradável bar e restaurante El Refúgio de comidas naturais, para tomar uma merecida cerveja e comer amendoim e jamón ibérico e queijo, que compramos no supermercado (nosso almoço!). Era o que precisávamos para enfrentar o restante da subida.

Seguimos subindo em estrada de terra, pedras e barro em alguns trechos. Quanto mais alto estávamos, mais linda a vista das montanhas. La laguna, foi o último vilarejo antes de O Cebreiro. Ainda que lá, o céu ainda estivesse aberto com poucas núvens, já avistávamos uma núvem sobre O Cebreiro. Entrávamos, finalmente, na Galícia. E O Cebreiro, a 1300m de altitude e 73 habitantes, nos recebeu com o seu clima característico e místico, frio e coberto com uma névoa branca.

Ficamos no Albergue de Peregrinos do Cebreiro, o primeiro da Xunta de Galícia. Entramos na Iglesia de Santa María la Real, exatamente, às 18h, quando começava a missa com a bençåo aos peregrinos. “Coincidências” do caminho. Nesta igreja, aconteceu o milagre da hóstia.


“O Cebreiro, além das “pallozas”, se destaca um simples e primitivo templo de “Santa María la Real”, resto do Monastério, de característica pre românica. Na data de oito de setembro comemora-se o famoso “Milagro del Cebreiro”. Naquele local quando chega o inverno, a neve faz desaparecer o Caminho e um manto branco confunde o pueblo com as colinas brancas que o rodeia.
Conta à lenda, que em um dia de muita neve e tormenta, um camponês do pequeno pueblo de Barxamayor, subiu com grande sacrifício e perigo devido ao forte temporal que caia, até o alto do Cebreiro para orar a Santa Missa. Um monge leva a cabo a celebração da missa, no entanto fazendo-a com pouca fé, ademais depreciando o sacrifício do camponês única pessoa presente. No instante da Consagração, murmura:
“! A qué vendrá éste, con semejante tempestad, si sólo se trata de ver un pedazo de pan y un poco de vino!”, nesse instante a hóstia e o vinho se converteram em Carne e Sangue visíveis a ambos, que permaneceu durante muito tempo sobre o altar. Os peregrinos divulgaram este milagre por toda a Europa. Os anônimos protagonistas desse milagre, o camponês devoto de Barxamayor e o incrédulo celebrante estão enterrados na mesma Capela dos Milagres del Cebreiro”. 

Jantamos o menú do peregrino, regado a vinho tinto, no restaurante do Hotel O Cebreiro. E fizemos os planos para amanhã, novamente, duas etapas, despachando as mochilas, em um único dia. A volta ao albergue foi sinistra! O povoado não tem iluminação nas suas poucas ruas. Na escuridão e na densa neblina, tivemos que encontrar o caminho de volta com a lanterna do celular!


Villafranca del Bierzo





El Refúgio - La Faba (23,5km)

El Refúgio - La Faba (23,5km)



Entrando na Galícia




O Cebreiro - Pallozas 

O Cebreiro

Iglesia de Santa Maria La Real - O Cebreiro

Iglesia de Santa Maria La Real - O Cebreiro


Pia Batismal - Iglesia de Santa Maria La Real - O Cebreiro

Iglesia de Santa Maria La Real - O Cebreiro

Iglesia de Santa Maria La Real - O Cebreiro

O Santíssimo
Iglesia de Santa Maria La Real - O Cebreiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Lepoeder (1430m) - 21

Sobre as metáforas do caminho

Metáfora de Vida Etapa de 41 km entre O Cebreiro e Sarria  Dia 10 de novembro, o caminho foi uma metáfora de vida. O meu objetivo no Caminho de Santiago era fazer um caminho de fé. Visitar igrejas e museus, participar das missas, receber a benção aos peregrinos e caminhar sem pressa, sem preocupações, desligando-me do mundo e concentrando-me no caminho. Para o Luiz, o Caminho de Santiago era mais um desafio pessoal, desportivo. Como nas viagens de bicicleta anteriores, tinha uma evolução. Próximo ao final, era o “sprint”, o ponto máximo de performance, o tudo ou nada. Assim, tinha sido nos últimos dias, quando fomos batendo um recorde atrás de outro. Os 31km da etapa de Logroño a Nájera foram inspiração para outros desafios, como 32,7 km carregando as mochilas, depois, 30km sem as mochilas e, finalmente, a etapa do Cebreiro à Sarria, de quase 41km, duas etapas em um único dia! A proposta era não pular etapas a partir de Rabanal del Camino, da emblemática Cruz de Ferro. Para isso