Pular para o conteúdo principal

Peregrinos no Caminho

Peregrinos no Caminho - No outono, o Caminho só nosso!

Fazer o Caminho de Santiago no outono é também fazer um caminho mais solitário. O número de peregrinos cai bastante a partir de 1° de novembro, assim, é bastante frequente encontrar albergues e bares fechados no caminho. É preciso ficar atento e verificar a hospedagem com antecedência nos vilarejos menores. Nas cidades maiores, não há problema e a oferta é até maior nesta época.

O grupo que vem nos acompanhando desde San Jean Pied de Port não deve passar de 50 pessoas. Seja pelo cansaço, pelas dores musculares ou pelas bolhas ou ainda pelo interesse em algum ponto turístico, alguns peregrinos encurtam as etapas ou ficam mais de uma noite em alguma cidade. Foi o caso de uma brasileira, que encontramos na etapa entre Roncesvalles e Zubiri, que decidiu passar o dia em Pamplona para conhecer melhor a cidade. .

Logo no começo do caminho, encontramos o Peter, da Eslovaquia, que aceitou dividir o taxi de Roncesvalles a San Jean Pied de Port. Foi bom o papo, ele, também engenheiro, havia trabalho alguns anos ns indústria automobilistica e, agora, estava trabalhando por conta própria o que permitiu fazer esta viagem. Depois, em Roncesvalles, foi a vez de conhecermos a Pia, uma chilena, que estava com quatro adolescentes, dois deles seus filhos e dois amigos, e o plano de fazer o Caminho e seguir para Portugal e outros países da Europa viajando por um ano. Dividimos quarto em albergue com a Emily, do Alaska, que estava sozinha e um pouco mais a frente se juntou a um grupo de mais três jovens americanas.

Ainda em Saint Jean Pied de Port, conhecemos um casal de brasileiros que estava acompanhado de um padre de Sertaozinho, interior de São Paulo. Eles já haviam feito o Caminho da Fé, peregrinação inspirada no Caminho de Santiago, que passa por Minas Gerais e São Paulo no seu trajeto mais longo de 542 km. Mais a frente encontramos mais três brasileiras, uma delas, da Paraíba, mas residente de Brasília, fazendo o caminho pela terceira vez.

O Alex, um simpático australiano de 48 anos, estava bastante animado no caminho. Havia se separado da esposa e planejou a viagem por dois anos até conseguir realizá-la. Tem também o Neils, um jovem dinamarquês de apenas 19 anos (mas com maturidade de 29), que tendo acabado a faculdade conseguiu encaixar o Caminho de Santiago antes de iniciar um programa de trainee em Nova Iorque.

Em Belorado, foi a vez de conhecer  o Herman e a Lina, um casal de alemães de Colonia, ex-executivos da Delloite, que está viajando o mundo há 14 meses e volta para a Alemanha depois do Caminho.

É muito bacana interagir com tanta gente e tantas histórias interessantes. Porém, vindo em casal também notamos que, não só nós dois, como outros casais que encontramos, acabamos por nos isolar um pouco do grupo. A preferência por hospedagem em albergue privado (algumas vezes em quarto privativo), jantar em restaurante ao invés de improvisar o jantar na cozinha do albergue contribuem para o isolamento.

Nesta época do ano, as manhãs são frias e as temperaturas aumentam ao longo do dia. Como temos ficado pouco em albergues públicos, podemos sair um pouco mais tarde e, dessa forma, quando saimos, por volta das 8h30, 9h da manhã, a maior parte dos peregrinos já saiu uma ou duas horas antes. Fazemos longos trechos sem encontrar ninguém e só vamos cruzar com outros peregrinos nas paradas e na chegada aos destinos.

Cruzamos com espanhóis, italianos, dinamarqueses, irlandeses, franceses, australianos, coreanos, chineses, chilenos, eslovacos, equatorianos, americanos e brasileiros, provando que o Caminho de Santiago é um caminho de fé e espiritualidade conhecido em todo o mundo. Alguns companheiros do início desapareceram, novos peregrinos estão aparecendo e quem sabe ainda quem iremos encontrar...Cada um fazendo o Seu Caminho!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE)

ORAÇÃO DO PEREGRINO - O CEBREIRO (TRADUÇÃO LIVRE) Ainda que eu tenha viajado por todos os caminhos, cruzado montanhas e vales, do Oriente ao Ocidente; Se eu não descobri a liberdade de ser eu mesmo, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha compartilhado todos os meus bens, com pessoas de outra língua e cultura, Tenha feito amizade com peregrinos de mil caminhos ou compartilhado albergue com santos e príncipes; Se eu não puder perdoar o meu vizinho amanhã, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha carregado minha mochila do começo ao fim e aguardado por todos os peregrinos que precisavam de meu encorajamento; Ou cedido a minha cama para quem veio depois e dado a minha garrafa de água em troca de nada; Se eu não puder voltar para minha casa e meu trabalho para criar a fraternidade e trazer alegria, paz e unidade, Eu não terei chegado a lugar nenhum. Ainda que eu tenha tido água todos os dias e apreciado teto e chuveiro todas as noites, ou

Dia 1 - San Jean Pied de Port - Roncesvalles (27,1km)

Primeira Etapa (27,1km) - Os Pirineus - 25/10/2017 Fomos presenteados com um dia maravilhoso, não havia uma única nuvem no céu, o que é bem raro nos Pirineus. O caminho é lindo!  Os 5 meses de preparação física para fazê-lo foram importantíssimos, principalmente, para esta etapa.  Dos 27,1 km desta etapa, 22 são de subida bastante ingrime.  Desde Saint Jean Pied de Port, na França, subimos 1.420 m, nos Pirineus, em 18,5km até o Collado Lepoeder já em Navarra, Espanha. Depois, enfrentamos uma descida duríssima de quase 400m em 4km até o Puerto de Ibañena a 3,5km de Roncesvalles. Mas valeu muito! A paisagem é deslumbrante e completar esta etapa é “meio caminho andado”, porque é a mais difícil do Caminho Francês a Santiago de Compostela. Saint Jean Pied de Port Saint Jean Pied de Port - França Refúgio Orisson (7km) Vierge d´Orissom (1095m) Vierge d´Orissom (1095m) Col. Lepoeder (1430m) - 21

Sobre as metáforas do caminho

Metáfora de Vida Etapa de 41 km entre O Cebreiro e Sarria  Dia 10 de novembro, o caminho foi uma metáfora de vida. O meu objetivo no Caminho de Santiago era fazer um caminho de fé. Visitar igrejas e museus, participar das missas, receber a benção aos peregrinos e caminhar sem pressa, sem preocupações, desligando-me do mundo e concentrando-me no caminho. Para o Luiz, o Caminho de Santiago era mais um desafio pessoal, desportivo. Como nas viagens de bicicleta anteriores, tinha uma evolução. Próximo ao final, era o “sprint”, o ponto máximo de performance, o tudo ou nada. Assim, tinha sido nos últimos dias, quando fomos batendo um recorde atrás de outro. Os 31km da etapa de Logroño a Nájera foram inspiração para outros desafios, como 32,7 km carregando as mochilas, depois, 30km sem as mochilas e, finalmente, a etapa do Cebreiro à Sarria, de quase 41km, duas etapas em um único dia! A proposta era não pular etapas a partir de Rabanal del Camino, da emblemática Cruz de Ferro. Para isso